O sistema imunológico é responsável por combater vírus e bactérias, protegendo o organismo de infecções. É comum utilizar a expressão “imunidade baixa”, para dizer que o sistema de defesa está fraco, portanto, suscetível a infecções. Por isso, é extremamente importante manter a “imunidade alta”, que pode ser feito através da alimentação e do consumo de suplementos, caso necessário.
O que é imunidade?

O sistema imune, é imprescindível para o combate de microrganismos invasores, impedindo o desenvolvimento de doenças. Essa defesa natural do organismo é formada por dois grupos de células, os linfócitos e os macrófagos:
Linfócitos são células presentes no sangue, podendo ser:
Linfócitos B: que produzem anticorpos.
Linfócitos T: que são responsáveis pela destruição de células doentes, infectadas ou estranhas ao organismo.
Macrófagos regulam a resposta imune, são as primeiras células a percebem os invasores indesejados.
Imunidade Baixa – Como aumentar?
Diante da pandemia de Coronavírus, surgiu o questionamento frequente a respeito da imunidade e como melhorá-la. É importante lembrar que a imunidade é construída por um processo, em conjunto de hábitos saudáveis, como: ter uma alimentação equilibrada, dormir de 7 a 8 horas por noite e praticar atividades físicas.
O que diminui a imunidade?

A imunidade é diretamente afetada pelo nosso estilo de vida, se a sua rotina inclui alguns dos fatores abaixo, é bem provável que sua imunidade esteja baixa.
- Alimentação rica rica em doces, frituras e alimentos ultra processados (bolachas recheadas, salgadinhos, por exemplo)
- Dormir poucas horas
- Sedentarismo
Mas não são apenas esses fatores que influenciam sua imunidade, confira alguns outros:
Medicamentos corticoides podem enfraquecer a imunidade: são frequentemente ingeridos em crises alérgicas. A farmacêutica bioquímica Juliana Fleck, deu uma entrevista para o site Minha Vida, alegando que, a função desses medicamentos a fim de aliviar os sintomas é justamente inibir os mecanismos de defesa do organismo, como consequência, a queda da imunidade.
Tensão pré-menstrual (TPM): a variação hormonal durante a TPM pode afetar o seu sistema imune e deixá-lo mais vulnerável.
Consumo de álcool: o consumo exagerado pode suprimir a imunidade, já que nosso organismo tenta, em vão, metabolizar o excesso de álcool.
Estresse: o estresse excessivo pode aumentar a produção de radicais livres, comprometendo a imunidade.
Carência de vitaminas: A diminuição no consumo de frutas, legumes e verduras, podem gerar deficiência de vitaminas e minerais, que tem grande importância
Como aumentar a imunidade naturalmente?

Após o diagnóstico e tratamento, se houver necessidade, a inclusão de alguns alimentos e suplementos alimentares, podem ajudar a aumentar e manter o bom funcionamento do sistema imune.
Inclua no seu cardápio alguns alimentos como;
Frutas cítricas: frutas como laranja, limão, acerola e hortaliças como brócolis, pimentão amarelo e couve tem uma alta concentração de vitamina C, um importante antioxidante capaz de aumentar a resistência do organismo e diminuir o número de radicais livres.
Vegetais verdes escuros: esses auxiliam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, podem ser encontrados em alimentos como brócolis, feijão, couve e espinafre. Além de serem ricos em ácido fólico.
Gengibre: o gengibre auxilia nas defesas do organismo e é rico em vitamina C, B6 e tem ação bactericida.
Própolis: tem capacidade de alterar e regular o sistema imune e aumentar a produção de citocinas.
Óleo de coco: o óleo de coco apresenta propriedade de modulação do sistema imune, através dos ácidos láurico e cáprico, agindo contra vírus, bactérias e fungos.
Alimentos de origem animal como peixes, carnes e leite: alimentos que fornecem vitamina D são importantes, já que essa vitamina apresenta efeitos imunomoduladores nas células do sistema imune.
Vale ressaltar que a exposição solar é a principal fonte de vitamina D, cerca de 80% da vitamina é obtida dessa maneira. Faça essa exposição 20 minutos por dia antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Quando não for possível, verifique a possibilidade da suplementação com seu nutricionista ou médico.
Glutamina: atua na melhora o sistema imunológico, prevenindo infecções por ser o principal alimento de diversas células do sistema imunológico.
Vitaminas que podem aumentar a imunidade
Muitos nutrientes podem contribuir para o aumento da imunidade, como:
- Zinco: Repara tecidos e cicatriza ferimentos.
- Glutamina: Fonte de energia para as células de defesa do organismo e antioxidante.
- Vitamina C: Aumenta a quantidade de células de defesa, consequentemente prevenindo infecções.
- Vitamina A: Ação anti-inflamatória.
- Vitamina B6: atua na produção das células de defesa.
- Vitamina D: exerce ação nas células de defesa, ajudando a prevenir doenças.
- Selênio: Antioxidante e anti-inflamatório.
Esses são alguns dos nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. É importante lembrar, que não são os nutrientes isolados que fortalecem nossa imunidade, e sim o equilíbrio de todos os nutrientes, dando atenção especial aos citados.
Referências:
https://www.asbran.org.br/noticias/cfn-emite-nota-sobre-pandemia-do-novo-coronavirus-e-faz-alerta
http://www.rbm.org.br/details/113/pt-BR/consideracoes-atuais-sobre-a-vitamina-d