Própolis e Imunidade.
Própolis é substância natural produzida por abelhas e que ajuda imunidade. Saiba quais seus benefícios e como usar o extrato de própolis
O própolis é uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas por meio de suas enzimas salivares. Ele é considerado o melhor método de defesa da natureza. Sua função original é vedar a entrada e frestas da colmeia, impedindo a entrada de insetos, bactérias e fungos. Além disso, serve também para manter a temperatura constante dentro da “casa das abelhas” e desinfetar o alvéolo onde a rainha irá depositar os ovos, além de mumificar o invasor que consiga entrar na colmeia. Atualmente, a substância é muito usada na forma de extrato de própolis, que traz diversos benefícios à saúde humana, já que se trata de um antibiótico natural.

Efeito antiviral
Os flavonoides do tipo crisina e canferol diminuíram a taxa de replicação do vírus da herpes, enquanto que o ácido cinâmico contido no própolis agiu significativamente sobre o vírus da Gripe A (H1N1). Outras substâncias do própolis estão sendo estudados em diferentes linhagens de vírus, inclusive de HIV.
Efeito antifúngico
O própolis, combinado com drogas antimicóticas, pode ser eficaz contra alguns tipos de fungos. Um exemplo do seu potencial é sua ação contra Trichophyton e Microsporum (causadores de manchas na pele) em combinação com o líquido propilenoglicol.
Efeito anti-inflamatório
O flavonoide chamado galangina impede a formação de enzimas que causam reações responsáveis por sintomas de inflamação e dor em humanos. Além disso, o própolis estimula a imunidade celular e incentiva a atividade de destruição de corpos estranhos (atividade fagocítica).
Efeito antioxidante
A presença de radicais livres nas células, resultantes de reações de oxidação, podem causar morte celular precoce. Isso faz com que várias doenças possam ser desenvolvidas, como cardiovasculares, reumáticas, neurológicas, diabetes e envelhecimento precoce. Os flavonoides presentes no própolis conseguem eliminar do nosso corpo esses radicais livres em excesso.
Efeito cicatrizante
Os flavonoides são também os responsáveis por essa propriedade do própolis. O efeito cicatrizante do própolis, também presente no extrato de própolis, está ligado a outros de seus benefícios, como a ação antioxidante, que ao retirar os radicais livres permite a regeneração de células e tecidos, e o poder anti-inflamatório do própolis, que promove por si só uma cicatrização do local. Por muito tempo, o própolis foi usado em sua forma bruta em guerras, sendo passado diretamente em cima dos ferimentos dos soldados.
Efeito imunomoduladores
O ácido cafeico presente no própolis aumentou a produção de CD4 e CD8 (células de defesa do corpo) e anticorpos específicos em estudos realizados.
Qual a diferença entre a própolis alcoólica e o aquosa?
Há dois tipos de extrato de própolis no mercado atualmente, o alcoólico e o aquoso.
Salvo algumas exceções ou por orientações médicas específicas, os dois tipos podem ser utilizados como suplemento alimentar para fortalecimento do sistema imunológico.
Porém a concentração dos compostos benéficos da própolis é maior no extrato alcoólico. Isso porque o álcool dissolve melhor a resina do que os solventes aquosos, extraindo mais substâncias e consequentemente tendo um efeito maior.
Ambos são excelentes, mas quando puder dê sempre preferência para o alcoólico.
Como usar o própolis

Mas, afinal, como usar o própolis e usufruir de todos os benefícios que este produto pode oferecer?
As quantidades podem variar de acordo com cada indicação e também com a idade da pessoa (se é criança ou adulto). Mas, de forma geral, são indicadas de 3 a 20 gotas diluídas em água.
Abaixo você conhece algumas das maneiras mais comuns de se utilizar a própolis com sucesso:
- Você pode consumir 5 gotas de própolis, regularmente, diluídas em 3 colheres de água. Isso é muito bom para o sistema imunológico.
- No momento de fazer a higiene bucal, você também pode usar 5 gotas de própolis em aproximadamente 4 colheres de água – sendo este produto um excelente higienizador bucal.
- Quando tiver com dor de ouvido, você pode pingar de 2 a 3 gotinhas de própolis em volta do ouvido e massagear bem.
- A própolis pode ainda ajudar a tratar herpes, com 3 a 4 gotas do extrato aplicadas sobre as feridas, cerca de 3 vezes ao dia.
- Em casos de machucados ou queimaduras, podem ser aplicadas de 3 a 4 gotinhas diretamente no local, cerca de 3 vezes ao dia.
- Para cicatrizar espinhas, podem ser aplicadas de 1 a 2 gostas diretamente no local, de 4 a 5 vezes ao dia.
- Quando a pessoa está gripada, pode tomar cerca de 15 gotas de própolis diluídas em água.
- No caso de uma virose, podem ser indicadas mais de 30 gotas de própolis.
- Para dor de garganta, podem ser colocadas de 4 a 5 gotas de própolis numa xícara de água, para fazer gargarejo. Esta solução pode, inclusive, ser usada mais de uma vez ao dia.
- Para problemas respiratórios, podem ser colocadas algumas gotas de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor dessa mistura.
Essas são as formas de uso mais comuns do própolis, mas, para resultados mais eficazes, o ideal é contar com as orientações de um profissional da saúde, que avaliará as particularidades de cada caso.
Referências: ecycle, realpropolis e dicas de mulher.